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Educação infantil

Educação Infantil

A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Nesta etapa, ela começa a formar sua personalidade, habilidades sociais e capacidade de aprendizado. Um ambiente acolhedor, estimulante e seguro é crucial para um desenvolvimento saudável. Investimento e priorização na educação infantil é essencial para garantir uma formação de qualidade e construir um futuro melhor para todos.

Funcionamento da Escola Julia Perroni

Turmas/horário de funcionamento:
Manhã: 8h00 as 12h00
Tarde: 13h00 as 17h00
Integral: horário flexível - Consulte valor de acordo com a sua necessidade
A escola abre às 6h30 e fecha às 19h30.
No berçário é o primeiro lugar onde as crianças passam a maior parte do tempo fora de casa e, por isso, é importante que seja um ambiente acolhedor, seguro e saudável. É importante que os cuidados com os bebês sejam baseados em carinho, atenção e estimulação adequada para garantir seu desenvolvimento saudável.
A alimentação de bebês e crianças é crucial para o seu crescimento saudável e desenvolvimento cognitivo. É importante fornecer uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para garantir que eles recebam os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados. De acordo com a nutricionista, uma alimentação saudável começa com o preparo de refeições caseiras, evitando alimentos processados e riqueza em açúcares.

No mini maternal, que é a primeira etapa da educação infantil, as crianças têm entre 1 e 2 anos de idade.

No mini maternal, as crianças devem ser acolhidas e ter suas necessidades básicas atendidas, como alimentação, higiene e segurança. Além disso, é importante proporcionar um ambiente rico em estímulos sensoriais, afetivos e cognitivos que promovam o desenvolvimento integral da criança.

Dessa forma, no mini maternal, o foco não está na aquisição de habilidades específicas, mas sim no desenvolvimento global da criança, estimulando suas capacidades físicas, emocionais, sociais e cognitivas. As atividades devem ser lúdicas e seguir a faixa etária, como brincadeiras, jogos, músicas, histórias e exploração de objetos e materiais diversos.

Os objetivos do mini maternal são, portanto, promover o desenvolvimento das capacidades sensoriais, perceptivas, motoras, afetivas e sociais das crianças, além de criar um ambiente seguro e acolhedor que favoreça a construção de vínculos afetivos e adaptação à rotina escolar.

No Maternal é uma etapa da Educação Infantil destinada a crianças entre 2 e 3 anos de idade. Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais importantes para sua vida.

É importante que as crianças aprendam a conviver com outras crianças e adultos, estabelecendo relações de amizade e respeito mútuo. Além disso, é importante que elas sejam estimuladas a expressar suas emoções e ideias de forma clara e adequada para sua idade.

Outro objetivo importante do Maternal é o desenvolvimento da autonomia das crianças, como a capacidade de se vestir sozinha, usar o banheiro, comer de forma adequada, entre outras habilidades que serão importantes para sua vida futura.

No aspecto cognitivo, se estabelece que no Maternal é importante que as crianças sejam estimuladas a observar, explorar e experimentar o mundo ao seu redor, desenvolvendo assim a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Além disso, é importante que elas tenham contato com diferentes formas de linguagem, como histórias, músicas, jogos e brincadeiras, a fim de desenvolver suas habilidades linguísticas e comunicativas.

Vale ressaltar que a maioria das atividades desenvolvidas no Maternal devem ser lúdicas, adequadas à faixa etária e proporcionar experiências experimentais para as crianças, a fim de que elas possam aprender de forma prazerosa e efetiva.

No Jardim, é a etapa da Educação Infantil destinada a crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nessa fase, as crianças estão se desenvolvendo em várias dimensões, como cognitiva, física, afetiva e social.

As crianças devem aprender a explorar e compreender o mundo ao seu redor, utilizando suas capacidades cognitivas, sensoriais e motoras. Além disso, devem ser estimuladas a desenvolver sua criatividade, imaginação e curiosidade, por meio de atividades que incentivam a observação, a experimentação e a resolução de problemas.

No aspecto social e emocional, destaca a importância de as crianças desenvolverem habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Essas habilidades são importantes para a construção de relações saudáveis ​​e manifestações ao longo da vida.

Em relação à linguagem, destaca a importância de as crianças ampliarem seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal. Além disso, é importante que as crianças aprendam a interpretar diferentes tipos de textos e a utilizar uma linguagem de forma adequada em diferentes contextos.

O  Pré, é a etapa final da Educação Infantil destinada a crianças entre 5 e 6 anos de idade. Nessa fase, as crianças estão se desenvolvendo em várias dimensões, como cognitiva, física, afetiva e social.

As crianças devem consolidar e ampliar as aprendizagens avançadas nas etapas anteriores da Educação Infantil, por meio de atividades que incentivam a exploração e a compreensão do mundo ao seu redor. Além disso, é importante que elas sejam estimuladas a desenvolver habilidades e competências que serão importantes para a vida escolar e para a sua vida futura.

No aspecto cognitivo, destaca a importância de as crianças desenvolverem habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, como a compreensão e produção de diferentes tipos de texto, a identificação e utilização de operações numéricas e matemáticas básicas, entre outras habilidades. Além disso, é importante que elas desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

No aspecto socioemocional, destaca a importância de as crianças desenvolverem habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia e a responsabilidade.

Em relação à linguagem, a importância de as crianças ampliarem seu repertório linguístico, tanto na compreensão de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a visual e a corporal.

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