Ensino Fundamental I
Escola Julia Perroni Funcionamento:
Manhã: 8h00 as 12h00
Tarde: 13h00 as 17h00
Integral: horário flexível - Consulte valor de acordo com a sua necessidade
A escola abre às 6h30 e fecha às 19h30.
O 1º ano do Ensino Fundamental é uma etapa importante da educação básica, em que as crianças estão em uma fase de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental propriamente dita. Nessa fase, as crianças estão se desenvolvendo em várias dimensões, como cognitiva, física, afetiva e social.
As crianças devem consolidar e ampliar as aprendizagens experimentadas na Educação Infantil, por meio de atividades que incentivam a exploração e a compreensão do mundo ao seu redor, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida escolar e para a sua vida futura.
No aspecto cognitivo, destaca-se a importância das crianças desenvolverem habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, como a compreensão e produção de diferentes tipos de texto, a identificação e utilização de operações numéricas e matemáticas básicas, entre outras habilidades. Além disso, é importante que elas desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
No aspecto socioemocional, se destaca a importância de as crianças desenvolverem habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia e a responsabilidade.
Em relação à linguagem, destaca se a importância de as crianças ampliarem seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal.
O 2º ano do Ensino Fundamental é uma etapa importante da educação básica, em que as crianças continuam a consolidar e ampliar as aprendizagens desenvolvidas no 1º ano, por meio de atividades que incentivam a exploração e a compreensão do mundo ao seu redor, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida escolar e para a sua vida futura.
No 2º ano do Ensino Fundamental, as crianças devem desenvolver competências e habilidades em diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física.
No aspecto cognitivo, destaca a importância de as crianças desenvolverem habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, como a compreensão e produção de diferentes tipos de texto, a utilização de estratégias de leitura, a identificação e utilização de números e operações matemáticas básicas , entre outras habilidades. Além disso, é importante que elas desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Em ciências, história e geografia, as crianças devem explorar e compreender as características do ambiente em que vivem, bem como as relações sociais, culturais e emocionais que permeiam a sua vida cotidiana. Isso inclui o estudo dos seres vivos, da natureza, das sociedades, das culturas e dos modos de vida.
Em relação à linguagem, as crianças devem ampliar seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal. Além disso, é importante que as crianças aprendam a interpretar diferentes tipos de textos e a utilizar uma linguagem de forma adequada em diferentes contextos.
No aspecto socioemocional, destaca se a importância de as crianças desenvolverem habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia e a responsabilidade.
O 3º ano é a etapa importante da educação básica, em que as crianças consolidam e ampliam as aprendizagens desenvolvidas nos anos anteriores, por meio de atividades que incentivam a exploração e a compreensão do mundo ao seu redor, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida escolar e para a sua vida futura.
No 3º ano do Ensino Fundamental, as crianças devem desenvolver competências e habilidades em diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física.
Destaca se a importância de as crianças desenvolverem habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, como a compreensão e produção de diferentes tipos de texto, a utilização de estratégias de leitura, a identificação e utilização de números e operações matemáticas básicas, entre outras habilidades. Além disso, é importante que elas desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
Em ciências, história e geografia, é importante que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre o mundo, explorando e compreendendo as características do ambiente em que vivem, bem como as relações sociais, culturais e emocionais que permeiam a sua vida cotidiana. Isso inclui o estudo dos seres vivos, da natureza, das sociedades, das culturas e dos modos de vida.
Em relação à linguagem, as crianças devem ampliar seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal. Além disso, é importante que as crianças aprendam a interpretar diferentes tipos de textos e a utilizar uma linguagem de forma adequada em diferentes contextos.
No aspecto socioemocional, crianças dessa idade devem desenvolver habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia e a responsabilidade.
O 4º ano do Ensino Fundamental é uma etapa importante da educação básica, em que as crianças consolidam e ampliam as aprendizagens desenvolvidas nos anos anteriores, por meio de atividades que incentivem a exploração e a compreensão do mundo ao seu redor, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a vida escolar e para a sua vida futura.
No 4º ano do Ensino Fundamental, as crianças devem desenvolver competências e habilidades em diversas áreas do conhecimento, como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física.
Sobre o aspecto cognitivo, vale ressaltar a importância de as crianças desenvolverem habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, como a compreensão e produção de diferentes tipos de texto, a utilização de estratégias de leitura, a identificação e utilização de números e operações matemáticas básicas, entre outras habilidades. Além disso, é importante que elas desenvolvam o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas de forma mais complexa do que no ano anterior.
Em ciências, história e geografia, é importante que as crianças ampliem seus conhecimentos sobre o mundo, explorando e compreendendo as características do ambiente em que vivem, bem como as relações sociais, culturais e emocionais que permeiam a sua vida cotidiana. Isso inclui o estudo dos seres vivos, da natureza, das sociedades, das culturas e dos modos de vida de maneira mais aprofundada e complexa do que no ano anterior.
Em relação à linguagem, destaca a importância de as crianças ampliarem seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, utilizando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal. Além disso, é importante que as crianças aprendam a interpretar diferentes tipos de textos e a utilizar uma linguagem de forma adequada em diferentes contextos, assim como aprimorar o conhecimento ortográfico.
No aspecto socioemocional, é importante que as crianças possam desenvolver habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia, e a responsabilidade.
O 5º ano do Ensino Fundamental é uma etapa importante na educação básica em que as crianças consolidam e ampliam as aprendizagens desenvolvidas nos anos anteriores, além de ser uma fase de transição para o Ensino Fundamental II.
No 5º ano do Ensino Fundamental, as crianças devem desenvolver competências e habilidades em diferentes áreas do conhecimento, tais como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, artes e educação física.
No aspecto cognitivo, vale ressaltar importância de que as crianças desenvolvam habilidades relacionadas à leitura, escrita e matemática, tais como a compreensão de diferentes gêneros textuais, a produção de textos com compreensão e coesão, a utilização de estratégias de leitura e de resolução de problemas matemáticos mais complexos, além de desenvolverem o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de argumentação.
Em ciências, história e geografia vale salientar a importância das crianças ampliarem seus conhecimentos sobre o mundo, explorando e compreendendo as características do ambiente em que vivem, bem como as relações sociais, culturais e emocionais que permeiam a sua vida cotidiana. Isso inclui o estudo dos seres vivos, da natureza, das sociedades, das culturas e dos modos de vida de maneira mais aprofundada e complexa.
Em relação à linguagem, vale destacar a importância de as crianças aprimorarem seu repertório linguístico, tanto na compreensão quanto na produção de textos, usando diferentes linguagens, como a oral, a escrita, a visual e a corporal. Além disso, é importante que as crianças aprendam a interpretar diferentes tipos de textos e a utilizar uma linguagem de forma adequada em diferentes contextos, assim como aprimorar o conhecimento ortográfico e gramatical.
Sobre o aspecto socioemocional, é importante que as crianças desenvolvam habilidades de convivência e colaboração, como acompanhar o outro, trabalhar em grupo, resolver conflitos de forma emocional e expressar suas emoções de maneira adequada. Além disso, é importante que elas desenvolvam a autonomia e a responsabilidade.